Como já dito no post anterior, o enquadramento das cenas não é feito por acaso, tudo tem um motivo, que diversas vezes não é somente pela estética mas sim pelo seu significado. Bom, como já falamos sobre os planos de câmera, chegou a hora dos ângulos.
Se os planos são responsáveis por dar uma referência geográfica, mostrar algum detalhe, ou até mesmo as emoções, os ângulos auxiliam na maneira que a mensagem será transmitida além de deixar o visual mais dinâmico. Eles são usados para posicionar quem está assistindo de modo que entenda a relação entre as personagens. O significado do filme é moldado pelos ângulos, e esses são divididos em altura e lado. Primeiro vamos ver os ângulos referentes à altura.
NORMAL
Ele está no nível dos olhos da pessoa que está sendo filmada. Comumente usado em situações na qual os personagens estão interagindo entre si, em conversas.
PLONGÉE
Esse indica uma relação de inferioridade da personagem em destaque, já que está acima do nível dos olhos, dando a entender que a personagem está abaixo. Em francês significa “mergulhar”, como se a câmera estivesse mergulhando no objeto de interesse da mesma.
Nessa cena fica claro a mensagem de inferioridade da personagem em relação ao outro que está fora do quadro, que no caso é um dementador. Harry sente-se amedrontado na situação, nada melhor que mostrar seu sentimento utilizando o enquadramento.
CONTRA-PLONGÉE
Se o plongée serve para mostrar a inferioridade da personagem na cena, o contra-plongée – como o próprio nome indica – tanto na parte visual quanto no significado são opostos. O contra-plongée está abaixo do nível dos olhos das personagens e mostra a superioridade das mesmas em relação ao objeto ou pessoa fora do quadro. Este é o terceiro e último ângulo relacionado à altura.
Agora sobre os ângulos referentes ao lado.
FRONTAL
Agora sobre os ângulos referentes ao lado, o primeiro que vamos falar aqui é o frontal – novamente o nome bem autoexplicativo. Ele ocorre quando a câmera filme a personagem de frente, em uma linha reta com o nariz e os olhos.
TRÊS QUARTOS (¾)
Com diversas variantes essa angulação é uma feita em um ângulo intermediário de 45º em relação ao nariz da personagem.
PERFIL
Talvez o ângulo mais conhecido seja esse, já que é comum falarmos deles no nosso dia-a-dia, não em relação aos filmes, mas sim às fotos. Ele é o ângulo que mostra somente um lado da personagem, sendo o direito ou esquerdo. Muitas vezes usado para exibir outro elemento que está no quadro, além do rosto da personagem.
NUCA
A câmera está em linha reta com a nuca da personagem em quadro, e assim como o anterior pode mostrar o que está em quadro além da personagem.
E aqui chegamos ao fim dos enquadramentos, que são compostos pelos ângulos e planos de câmera, dando um sentido por trás de toda a história.